quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Foto Antony - Figuras Típicas (Parte III)

Figuras Típicas
do concelho de Penafiel


Memórias de outrora captados por António Guimarães...
Figuras Típicas - “ O Homem da lotaria”

Na imagem podemos ver um senhor a vender a lotaria.

Data: 16/02/1962...

Reportagem n.º 1479

Material: negativo
Figuras Típicas - “A cesteira de Bigornes”

Na imagem podemos observar uma senhora, com uma peça na mão, que não sabemos para que efeito servia, nem de que era feita. A descrição que aparece no envelope da reportagem e no livro de inventário é só “A cesteira de bigornes”.

Data: 26/05/1963...

Reportagem n.º 1727

Material: negativo
O rapaz das Samarras

Figuras Típicas: “A mulher da manteiga”

Segundo o livro de Figuras Típicas de Penafiel, a “Rosinha da Manteiga” era a senhora que fazia as recovagens e arranjava as “criaditas para as donas de casa de Penafiel”.
Nesta imagem podemos ver a Senhora Rosa Correia, que era “… natural de Valpedre, não veio mesmo dos «altos-doiros», tem 69 anos e o seu aspecto é do mais modesto possível… trabalha há 25... anos, e nem está rica, nem coisa que pareça… “*
A par de muitas facetas a “Rosinha da Manteiga, vende uns pacotes dos pequenos e garante tudo quanto traz, a sua genuidade; tanto assim que a manteiga não tem ranço, pode garanti-lo. Vestiu sempre da mesma maneira: lenço atado para a nuca, blusa clara, às riscas, um casaquinho de malha que lhe fica a matar, de mangas mais curtas que aquela saia escura às listas, avental preto debruado de fitilho branco, a reluzir, meias claras, «soquets» às malhas, a fugir para o escuro e sandálias, quer chova ou faça sol, por causa do andamento… Cesto debaixo do braço, sempre na mesma posição, um tudonadinha tombado, a puxar à elegância, a mão esquerda estendida, em descanso, atenta a tudo e a todos e mais ainda aos passos que dá… a Rosinha da Manteiga é a mais persistente e teimosa e mais conservadora das criaturas destas redondezas…” *
*Cf. GUIMARÃES, António – Figuras Típicas de Penafiel: António Guimarães (Antony).Penafiel: Câmara Municipal de Penafiel, Biblioteca Museu.1991.p.47-48.

Data: 06/02/1962

Reportagem nº 1469

Material: negativo


Sem comentários:

Enviar um comentário