quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Penafiel: evolução urbana

Penafiel: evolução urbana 

Queremos mostrar, com estas imagens, que os Arquivos possuem fontes importantes para a história da arquitetura e do urbanismo, desde fotos antigas, mapas ou plantas da cidade, bem como outros documentos.
Pretendemos, então, demonstrar o que foi e o que é hoje a cidade de Penafiel e mostrar através das fotografias, a evolução urbana da cidade. As cidades vão-se alterando, pois têm de se adaptar quer ao crescimento demográfico quer à evolução das necessidades da população e do aumento dos serviços prestados à comunidade.
Vamos tentar elaborar, brevemente, um álbum com fotos da evolução urbana da cidade vizinha, Paredes.

Trabalho elaborado por Maria José Pereira e Nélia Pereira

Foto 1 - Av. Egas Moniz e Av. Sacadura Cabral. Foto do espólio Casa Comercial Foto Antony, depositada no Arquivo Municipal de Penafiel. Foto sem data.

Foto 2 – Av. Egas Moniz e Av. Sacadura Cabral. Foto de Maria José Pereira. Data: Julho de 2014.
 — em Penafiel.




Foto 1 - Praça do Município; do lado esquerdo o antigo “Barracão” do Cine Club de Penafiel (1913), depois Cine S. Martinho (1951). Foto do espólio Casa Comercial Foto Antony, depositada no Arquivo Municipal de Penafiel. Foto sem data.

Foto 2 - Av. Sacadura Cabral. Do lado esquerdo, o antigo Cine Teatro S. Martinho. Foto do espólio Casa Comercial Foto Antony, depositada no Arquivo Municipal de Penafiel. Foto sem data.

Foto 3 - Av. Sacadura Cabral, do lado esquerdo, onde ficava o antigo Cine Teatro S. Martinho, atualmente fica um edifício comercial. Foto de Maria José Pereira. Data: Julho de 2014.



Foto 1 - Av. Zeferino de Oliveira, Parque e Igreja da N.ª Sr.ª da Piedade e dos Santos Passos. Foto do espólio Casa Comercial Foto Antony, depositada no Arquivo Municipal de Penafiel. Foto sem data.

Foto 2 - Av. Zeferino de Oliveira, Parque e Igreja da N.ª Sr.ª da Piedade e dos Santos Passos e atual Praça da Escritaria. Foto de Maria José Pereira. Data: Julho de 2014.
 — em Penafiel.




Foto 1 - Vista do cruzamento da Rua “O Penafidelense” com a Av. Pedro Guedes. Foto do fundo da Câmara Municipal de Penafiel, depositado no Arquivo Municipal. Data: 1994.

Foto 2 - Vista do cruzamento da Rua “O Penafidelense” com a Av. Pedro Guedes. Foto de Maria José Pereira. Data: Julho de 2014.





Foto 1 - Jardim do Santuário e panorâmica da cidade. Foto do espólio Casa Comercial Foto Antony, depositada no Arquivo Municipal de Penafiel. Data: 1967. 

Foto 2 - Jardim do Santuário e panorâmica da cidade. Foto de Maria José Pereira. Data: Julho de 2014.



Foto 1 - Largo da Igreja da Misericórdia, hoje Largo Padre Américo. Foto do espólio Casa Comercial Foto Antony, depositada no Arquivo Municipal de Penafiel. Data: 1952.

Foto 2 - Largo Padre Américo. Foto de Maria José Pereira. Data: Julho de 2014.




Foto 1 - Foto sobre o lago e Bar do Lago, existentes no Jardim do Calvário. Foto do fundo da Câmara Municipal de Penafiel, depositado no Arquivo Municipal. Data: 1994.

Foto 2 - Foto sobre o lago e Bar do Lago, existentes no Jardim do Calvário na atualidade. Foto de Maria José Pereira. Data: Julho de 2014.



Foto 1 - Largo da Misericórdia, hoje Largo Padre Américo. Foto do fundo da Câmara Municipal de Penafiel, depositado no Arquivo Municipal. Data: 1994.

Foto 2 - Largo Padre Américo. Foto de Maria José Pereira. Data: Julho de 2014.



Foto 1 - Vista da Av. Sacadura Cabral sobre a Praça do Município e Igreja da Misericórdia. Foto do fundo da Câmara Municipal de Penafiel, depositado no Arquivo Municipal. Data: 2000.

Foto 2 - Vista da Av. Sacadura Cabral sobre a Praça do Município e Igreja da Misericórdia na atualidade. Foto de Maria José Pereira. Data: Julho de 2014.




Foto 1 - Estrada que segue para Bustelo e para Vila Real. No centro, as antigas instalações da “Eléctrica”. Foto do espólio Casa Comercial Foto Antony, depositada no Arquivo Municipal de Penafiel. Foto sem data.

Foto 2 - Vista sobre as atuais Rua “O Penafidelense” e Av. Soares de Moura. Ao centro onde se situavam as antigas instalações da “Eléctrica”, atualmente encontra-se o edifício dos Bombeiros Voluntários de Penafiel. Foto de Maria José Pereira. Data: Julho de 2014.




Foto 1 - Vista parcial da Rua Direita. Foto do fundo da Câmara Municipal de Penafiel, depositado no Arquivo Municipal. Data: 2000.

Foto 2 - Vista parcial da Rua Direita na atualidade. Foto de Maria José Pereira. Data: Julho de 2014.




Foto 1 - Av. Soares de Moura. Do lado direito, o edifício que pertenceu ao Colégio da N.ª Sr.ª do Carmo, hoje Edifício do Arquivo Municipal. No cimo, o Santuário de Nª Sª da Piedade e Santos Passos, ainda em construção. Foto do espólio Casa Comercial Foto Antony, depositada no Arquivo Municipal de Penafiel. Data: 1895

Foto 2 - Av. Soares de Moura. Do lado esquerdo, o edifício que pertenceu ao Colégio da Nª Sª do Carmo, hoje Edifício do Arquivo Municipal e antigos terrenos pertencentes ao Colégio do Carmo. Foto do fundo da Câmara Municipal de Penafiel, depositado no Arquivo Municipal. Data: 2001

Foto 3 - Av. Soares de Moura. Antigos terrenos pertencentes ao Colégio do Carmo, onde hoje se encontra edificado o edifício do Museu Municipal de Penafiel. Ao fundo, atual edifício do Arquivo Municipal de Penafiel. Foto de Maria José Pereira. Data: Julho de 2014.
 — em Penafiel.


 Foto 1 - Vista panorâmica da cidade de Penafiel. Foto do espólio Casa Comercial Foto Antony, depositada no Arquivo Municipal de Penafiel. Data: 1960.

Foto 2 - Vista panorâmica da cidade de Penafiel. Foto do fundo da Câmara Municipal de Penafiel, depositado no Arquivo Municipal. Data: 1992.

Foto 3 - Vista panorâmica da cidade de Penafiel. Foto de Maria José Pereira. Data: Julho de 2014.
 — em Penafiel


Sem comentários:

Enviar um comentário