terça-feira, 9 de setembro de 2014

Sabia que...(Ascendência José de Azevedo e Sousa)

Sabia que…

Pela documentação já descrita sabemos que José de Azevedo e Sousa, um Tanoeiro, fundou o Morgado de Paço de Sousa. E que a sua genealogia e da sua família é bastante mais interessante do que parece? Ora vejamos…
José de Azevedo nasceu a 21 de Março de 1723, em Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, e era filho de Cristóvão de Azevedo, tanoeiro, e natural de Souselo, Lamego, e de Inês Maria de Sousa, de Santa Marinha, Vila Nova de Gaia. Esta era a sua segunda esposa, tendo contraído matrimónio a primeira vez com Clara Correia, filha de Baltazar Pinto e de Maria Correia, dos quais não sabemos a origem. Os pais de Cristóvão de Azevedo também eram naturais de Souselo, Lamego, sendo seu pai, Manuel Gonçalves de Azevedo e sua mãe, Susana de Azevedo. Quanto aos pais de Inês Maria de Sousa, Domingos e Sebastiana de Sousa, tal como a sua filha, também eram naturais de Santa Marinha, Vila Nova de Gaia. José de Azevedo e Sousa era o filho mais novo deste casal, e tinha duas irmãs mais velhas Isabel e Ana de Azevedo. 


Imagem: Cruzeiro e Casa da Companhia, em Paço de Sousa - (Foto Antony)
Tal como o seu pai, Cristóvão, também José de Azevedo e Sousa casou-se duas vezes, curiosamente, com duas mulheres com o mesmo nome e com possíveis ligações de parentesco. Ora vejamos. Casou-se a primeira vez com Mariana de Jesus, natural de Santa Marinha, filha de Manuel Gonçalves, também de Santa Marinha e de Teresa de Jesus, de S. Mamede de Valongo. O seu segundo matrimónio foi com Mariana de Jesus Rocha, também de Santa Marinha, filha de Bartolomeu da Rocha de S. Paio de Oleiros e de Helena de Jesus, também de S. Mamede Valongo. Como se pode verificar as mães das Marianas além de terem o mesmo sobrenome, Jesus, também são da mesma localidade, S. Mamede de Valongo, logo existe uma grande probabilidade e ainda a considerar de um grau de parentesco entre ambas.
Do primeiro matrimónio, José de Azevedo e Sousa teve dois filhos, José de Azevedo, do qual só temos a data de nascimento e nunca é referido na documentação, o que nos leva a supor que possa ter morrido ainda em criança. Teve ainda Francisco Maria de Azevedo que foi Tesoureiro-Mor da Sé do Porto.
Dois anos após o nascimento deste nasce Dona Ana Beneditina de Azevedo e Sousa, primeira filha do segundo casamento. Esta casou-se duas vezes, primeiro, com José Teixeira Gavião Pessoa e depois com António Teixeira Vasconcelos Queirós. O segundo filho, deste casamento, é considerado pela família “demente”, José Joaquim de Azevedo e Sousa, e a própria documentação o prova. Seguidamente nasce Dona Sebastiana de Azevedo e Sousa, a filha que recebe o Morgado de Paço de Sousa, tornando-se a Primeira Senhora deste, juntamente com o seu marido, o fidalgo Pedro Leite Pereira de Mello. É deste casamento que segue a descendência que irá originar a família desta Casa. Temos ainda Dona Maria Clementina de Azevedo e Sousa que se irá casar, contra a vontade de seu pai, com Cristóvão Guerner, também este membro da Companhia dos Vinhos Alto Douro. Temos por fim Dona Isabel de Azevedo e Sousa de quem não temos muitas informações, sabendo apenas que faleceu solteira.
Como se pode verificar José de Azevedo e Sousa teve uma vida familiar, um tanto ou nada agitada, e ainda faltam contar uma série de pormenores acerca deste ilustre senhor, que faleceu a 3 de dezembro de 1788.

Sem comentários:

Enviar um comentário