sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Obra - "A representação genealógica de Álvaro Vieira Dinis, Morgado de Nossa Senhora do Loreto e de sua mulher Catarina Fernandes Baião"

Publicações

Disponibilizamos aos nossos utentes mais uma publicação. Esta de autoria do Sr. Eng. Gaspar Menezes intitulada: "A representação genealógica de Álvaro Vieira Dinis, Morgado de Nossa Senhora do Loreto e de sua mulher Catarina ...Fernandes Baião". Desde já agradecemos ao autor a oportunidade que nos deu para podermos divulgar esta obra.
Informamos que esta publicação teve uma edição limitada e não se encontra à venda.

Disponível em: http://pt.calameo.com/read/00399666757ddc3e331ef

30/Out: Dia Mundial da Luta contra o Cancro da Mama

O Arquivo Municipal de Penafiel assinalou o Dia Mundial da Luta contra o Cancro da Mama, no dia 30 de Outubro de 2014, formando um simbólico "laço cor-de-rosa", símbolo desta luta que tantas mulheres e alguns homens têm travado. Um obrigado a toda a equipa do AMPNF!




sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Artigo - "A dotação de órfãs na Misericórdia de Penafiel nos finais da época moderna e inícios da época contemporânea"

PUBLICAÇÕES

Disponibilizamos aos nossos utentes, o artigo "A dotação de órfãs na Misericórdia de Penafiel nos finais da época moderna e inícios da época contemporânea" de Paula Sofia Costa Fernandes. Um dos seus trabalhos sobre a Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, que nos autorizou que publicássemos.

Disponível em: http://pt.calameo.com/read/00399666735bef5c7165f

Artigo - "Legados que atravessam mares protegendo pobres na Misericórdia de uma terra lusa: a utilização dos bens dos "brasileiros" na Misericórdia de Penafiel na Idade Moderna"

PUBLICAÇÕES

Disponibilizamos aos nossos utentes, o artigo "Legados que atravessam mares protegendo pobres na Misericórdia de uma terra lusa: a utilização dos bens dos "brasileiros" na Misericórdia de Penafiel na Idade Moderna" de Paula Sofia Costa Fernandes. Um dos seus trabalhos sobre a Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, que nos autorizou que publicássemos.

Disponível em: http://pt.calameo.com/read/0039966674505a88d9234


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Artigo - "Legados de missas: salvar a alma protegendo parentes capelães"

Disponibilizamos aos nossos utentes, o artigo "Legados de missas: salvar a alma protegendo parentes capelães" de Paula Sofia Costa Fernandes. Um dos seus trabalhos sobre a Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, que nos autorizou que publicássemos.


Disponível em: http://pt.calameo.com/read/003996667fbe0787706eb



ArquiJovem - Dom Película

Conhece as nossas mascotes...


Dom Película




É o “Protetor dos Documentos Fotográficos”.

De seu nome Dom Película, prometeu proteger os documentos fotográficos do Arquivo Municipal de Penafiel. Protetor da imagem como documento.




Juízes de Fora e Presidentes da Câmara de Penafiel - Informações

Segue-se no link abaixo, uma lista com os Juízes de Fora, com os Presidentes da Câmara Municipal de Arrifana de Sousa entre 1741 e 1770, e com os Presidentes da Câmara Municipal de Penafiel entre 1770 e 2013.




Executivo Junta Freguesia de Rio de Moinhos - Informações


Segue-se no link abaixo, uma lista com o Executivo da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos entre 1837 e 2002, pertencente ao concelho de Penafiel.




Executivo Junta Freguesia de Novelas - Informações

Segue-se no link abaixo, uma lista com o Executivo da Junta de Freguesia de Novelas entre 1927 e 2002, pertencente ao concelho de Penafiel.




quarta-feira, 15 de outubro de 2014

ArquiJovem: Dom Pena

Conhece as nossas mascotes....


DOM PENA
É o “Símbolo da Escrita” e o princípio do nome da cidade.

Dom Pena defende a escrita como ato importantíssimo no comunicar e encerra em si toda a história da cidade.

Sabia que... (Diogo Caetano Pereira de Magalhães)

Sabia que...
Diogo Caetano Pereira de Magalhães era filho legítimo de Manuel Lopes de São Paio e de sua mulher Jerónima Maria Pereira. Nasceu a 11 de dezembro de 1740 em Santa Cristina de Figueiró, concelho de Amarante. Foi durante muitos ...anos (28) boticário na Santa Casa da Misericórdia de Penafiel e morou na Rua de Cimo de Vila, atual Rua Alfredo Pereira, em Penafiel. Teve também botica própria na Rua que ia da calçada até à igreja Matriz.
Livro de Inventário da botica
PT/SCMP/H/A/lv01/001/02,lv01,fl.86
Este homem casou no dia 9 de maio de 1762 com Rufina Clara de Azevedo Neves, na Igreja Matriz.
Este boticário iniciou o seu trabalho na botica de Domingos Pereira que se localizava na Rua Nova.
A sua esposa era natural da Rua Direita e era filha de Domingos Neves, natural de Penafiel e de sua mulher, Clara Maria Pereira.
Livro de Inventário da botica
PT/SCMP/H/A/lv01/001/02,lv01,fl.86
Na Santa Casa assumiu também as funções de procurador dos negócios da casa, procurador das demandas e cartorário.
Um dos seus filhos também foi boticário chamava-se João Custódio Pereira de Magalhães.
Antiga casa da botica (lado esquerdo) junto à Igreja da Misericórdia
Em 1809 faleceu, já residindo, nesta altura na Rua de Santo António, atual Rua do Carmo, sendo sepultado na Igreja da Misericórdia.

Elaborado por Sofia Fernandes

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Recolhimento de N.ª Sr.ª da Conceição - Informações

Segue-se no link abaixo, uma lista com as Regentes do Recolhimento de N.ª Sr.ª da Conceição em Penafiel, informações estas retiradas do fundo documental do mesmo.






Mesa da Confraria Venerável Ordem Terceira do Carmo - Informações

Segue-se no link abaixo, uma lista com os integrantes da Mesa da Confraria da Venerável Ordem Terceira do Carmo de Penafiel, informações estas retiradas do fundo documental da mesma.






Executivo Junta de Freguesia Irivo - Informações

Segue-se no link abaixo, uma lista com o Executivo da Junta de Freguesia de Irivo, pertencente ao concelho de Penafiel.






Administradores do Concelho de Penafiel - Informações

Segue-se no link abaixo, uma lista com os Administradores do Concelho de Penafiel entre os anos de 1835 e 1937, informações estas retiradas do fundo documental da Administração do Concelho de Penafiel.





quinta-feira, 9 de outubro de 2014

No Arquivo com... (Dra. Cecília Gomes)

No Arquivo com... Cecília Gomes

José de Azevedo e Sousa foi o fundador do Morgado de Paço de Sousa, atual Casa da Companhia. Para além deste facto, foi um exemplo vivo da ascensão da burguesia, no século XVIII. No próximo dia 18 de outubro, gostaríamos de contar com a sua presença, para lhe dar a conhecer um pouco da história deste homem e da sua família.






segunda-feira, 6 de outubro de 2014

ArquiJovem: Digi

Conhece as nossas mascotes....


DIGI

É o “Protetor do Arquivo Digital”.

De seu nome Digi, prometeu proteger os documentos digitais do Arquivo Municipal de Penafiel. É o protetor da informação atual e do futuro. Protetor dos documentos eletrónicos e digitais.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Sabia que... (MEMORIAS PAROQUIAIS de 1758)

Sabia que…
“MEMORIAS PAROQUIAIS de 1758”
Existe um documento que não me canso de ler e consultar, importante quando queremos saber e fazer um estudo sobre a nossa freguesia, mencionado em todas as monografias, e embora escrito em 1758, em muitos casos mantem-se atual.
O “Inquérito do Padre Luís Barbosa”, mais conhecido pelas “Memórias Paroquiais de 1758”, encontram-se arquivadas na Torre do Tombo, em Lisboa, “mas na verdade no caso que interessa a freguesia de S...alvador de Novelas, “Memórias paroquiais, vol. 25, nº (N) 34, p. 257 a 262” encontram-se em qualquer canto na internet.
Este inquérito mandado fazer a todas as paróquias do reino, para se saber os estragos do terramoto ocorrido anos antes em 1 de novembro de 1755, que ocorreu em todo o pais, e ao mesmo tempo, quis se saber mais sobre a “Terra, Serra e o Rio”.
No meio de tantas perguntas e respostas, fica-se com uma ideia da igreja e do rio sousa e da nossa freguesia, por isso se gostas de história e da tua freguesia consulta porque vale a pena.
Elaborado por JPintoMendes

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Sabia que... (disponibilização online)


Já está disponível para consulta, no programa do Arquivo Municipal online, o sistema intitulado "António de Vasconcelos Cyrne". Este sistema contém a Varonia sucessória de António de Vasconcelos Cyrne e seus irmãos. Os documentos digitalizados são cópias dos documentos que foram facultados ao Arquivo Municipal pelo Sr. António Sanhudo de Portocarreiro.

Ver em:

http://geadopac.cm-penafiel.pt/