sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Lançamento do livro "Arquivos de família: memórias habitadas. Guia para a salvaguarda e estudo de um património em risco"

Informamos que no dia 10 de Dezembro de 2014, pelas 18h no Centro Nacional de Cultura, será lançado em versão impressa, a obra Arquivos de família: memórias habitadas. Guia para a salvaguarda e estudo de um património em risco, coordenado por Maria de Lurdes Rosa e Rita Sampaio da Nóvoa.

Encontra-se também disponível em versão digital, no site do Instituto de Estudos Medievais através do link: http://iem.fcsh.unl.pt/ebooks/instrumentos1/index.HTML


terça-feira, 18 de novembro de 2014

Genealogias FB - GEAD OPAC

Gostaríamos de agradecer ao Blog Genealogia FB por ter colocado um tutorial sobre o programa GEAD, que é onde o Arquivo Municipal Penafiel aloja os seus documentos e respetivos inventários. O tutorial explica como fazer para conseguir localizar os documentos que pretende e visualizá-los, se já estiverem digitalizados.
Aqui fica o link do tutorial que o blog Genealogia FB elaborou: http://genealogiafb.blogspot.pt/2014/11/como-pesquisar-na-plataforma-gead-mini.html#more


Link geral do Blog Genealogias FB: http://genealogiafb.blogspot.com/



ArquiJovem: A Lenda de São Martinho


Para os mais pequenos, que também são amigos do Arquivo, aqui fica um sabias que...


Lenda de São Martinho


Certo dia cavalgando pelos caminhos fora, numa manhã fria de Inverno, Martinho viu um mendigo, quase nu, a tremer de frio. Assim, ao... ver o pedinte, sem ter mais nada que lhe dar cortou com a espada metade da sua capa e deu-a ao pobre em agasalho.
Estávamos em novembro! A brisa soprava e gelava tudo à sua volta. Martinho, que naquela época era soldado, sentiu menos frio embora se cobrisse com um só bocado do seu manto. De repente, o céu tornou-se azul, o sol brilhou como nos melhores dias e a caridade floriu mais no coração dos homens. Desde esse dia, no dia de São Martinho há um pouco de bom tempo – o verão de São Martinho.





(Desenhos retirados do Arquijovem. Elaborados pelos alunos das turmas do 3.º e 4.º anos, da Escola E.B.1 de Eirô, n.º2, da freguesia de Duas Igrejas, em novembro de 2004).

ArquiJovem - Dom Medo

Conhece as nossas mascotes....

O EXÉRCITO DO MAL
DOM MEDO


Dom Medo simboliza os bibliófagos que atacam o arquivo. Símbolo do descuido aos documentos, da falta de limpeza, das humidades dos ataques de insectos. Ele vai tentar atacar o nosso arquivo e através dele as crianças vão perceber os cuidados a ter com os livros. De seu nome “Dom Mendo de Sousa”, na lenda de Penafiel, tirano que não casando com Arriana fica com as terras ao qual dá o nome de Arrifana de Sousa.