segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Sabia que... Agregação da Arquiconfraria do Santíssimo Imaculado Coração de Maria em Penafiel à Arquiconfraria de Paris, em 21 de setembro de 1852.

Sabia que... 


A "arquiconfraria do Santíssimo e Imaculado Coração de Maria pela conversão dos pecadores" é uma congregação de origem francesa, mais concretamente da Igreja de Nossa Senhora das Vitórias, em Paris.
                      
Na centúria de oitocentos atingiu-se o auge da devoção mariana, nomeadamente a devoção ao Imaculado Coração de Maria. Esta centúria atormentada política e socialmente com as invasões francesas, as revoluções liberais, a expulsão das ordens religiosas e a desamortização dos seus bens, levaram a um anti-clericalismo imergente nas principais cidades, muitas vezes exaltado por liberais mais extremos e pela maçonaria. A devoção à Virgem servia para animar os cristãos e crescia e expandia-se na devoção popular.
                     
Esta devoção incrementou-se em novenas e sermões praticados por missionários aos populares.
Em 1838, confraria de origem francesa foi elevada pelo Papa Gregório XVI à categoria de arquiconfraria com faculdade de agregar outras confrarias.
                    

Em Portugal estabeleceu-se em Lisboa, no Mosteiro da Encarnação e em 1845 no Porto, na igreja dos Congregados. Daí espalhou-se graças aos missionários e leigos, por muitas regiões do País, nomeadamente Penafiel, levando à criação da arquiconfraria nesta localidade.
Em maio de 1852 foram aprovados os estatutos e a 21 de setembro do mesmo ano foi agregada à Arquiconfraria Central de Paris.
                    


Imagens da Igreja do Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição-Penafiel.
Documento da Arquiconfraria do Santíssimo Imaculado Coração de Maria:
PT/AICM/A/FL.01

Sem comentários:

Enviar um comentário