terça-feira, 18 de agosto de 2015

Arquivo da Casa de Cabanelas

A Câmara Municipal de Penafiel, através do seu Arquivo Municipal, assinou com a Casa de Cabanelas um contrato para tratamento e digitalização do seu espólio documental.
Este fundo, que já se encontra no Arquivo Municipal, é relativamente pequeno, tendo em conta a importância e dimensões da Casa.
É composto, essencialmente, por escrituras, recibos, correspondência (postais), fotografias (negativos), cartas régias (das quais oito são em pergaminho), testamentos, prazos, entre outros. Relativamente às datas dos mesmos, importa salientar que possui alguns documentos dos séculos XVII e XVIII, mas a maioria são dos séculos XIX e XX.
Em breve, o Arquivo iniciará o seu tratamento para posteriormente os poder disponibilizar.

                                ,

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Evento do Largo

EVENTO DO LARGO

No passado dia 11 de julho, os Amigos do Arquivo de Penafiel participaram na primeira feirinha do Evento do Largo de 2015, para divulgar o espólio documental à guarda do Arquivo Municipal de Penafiel, bem como, o património da nossa cidade. A quem nos visitou, o nosso muito obrigado.
Ficam aqui algumas fotografias do evento.

                              

                              
                              

Sabia que...Ordem Terceira do Carmo

Sabia que...


A Ordem Terceira do Carmo de Penafiel foi fundada no século XVIII, sendo os seus primeiros estatutos datados de 18 de outubro de 1782.
Pela petição elaborada, com vista à aprovação dos mesmos, foi referenciado que na Capela de Santo António Velho se venerava a imagem de Nossa Senhora do Monte do Carmo, no dia 16 de julho. Mesmo antes da construção da igreja do Carmo, na antiga capela de Santo António Velho, nesse dia, fazia-se festa com sermão, ficando o Santíssimo exposto todo o dia.
                                

Em novembro de 1913, os estatutos foram reformados, sendo nestes explicitado que os irmãos deveriam conservar e promover o culto a Nossa Senhora do Carmo.
Segundo os estatutos de 1793, todos os sábados deveria ser dita uma missa a Nossa Senhora do Carmo, estando presentes todos os irmãos. Nesta missa, não poderiam faltar dois sacristãos que carregando dois brandões de cera acesos acompanhariam o padre. O ofício religioso seria dito por um carmelita calçado.



Sabia que... Abades de Castelões de Cepeda



Sabia que...
Uma vez que Paredes, concelho vizinho de Penafiel, se prepara para as festas do Divino Salvador, o Arquivo Municipal de Penafiel resolveu fornecer algumas informações sobre os abades de Castelões de Cêpeda, suas confrarias e festividades.
Desta forma, pretendemos mostrar que a documentação à guarda deste Arquivo, também possui informação importante para a história de alguns concelhos vizinhos.
Em 1762, o abade da freguesia de Castelões de Cêpeda era o Dr. Manuel Silvestre Ferreira. Este como procurador do reverendo Manuel da Costa Velho, abade reservatário da dita freguesia, instituiu na Santa Casa da Misericórdia de Penafiel um legado perpétuo.


Assim, deixou um montante considerável para que, anualmente, a Misericórdia entregasse ao abade da paróquia de Castelões de Cêpeda, 19 mil réis para se gastarem em várias festas. Para tal legou à Santa Casa da Misericórdia de Penafiel 855 mil réis. Destes, uma parte seria colocada pela irmandade a render juros (através do empréstimo do montante a juros) e outra parte seria para o pagamento à Misericórdia pela administração do dito legado.
Nos próximos dias, explicitaremos como deveriam ser gastos os referidos 19 mil réis e as festas que pretendia que se realizassem...

Foto Antony: "Nestlé - O Homem da Bicicleta"

"NESTLÉ - O HOMEM DA BICICLETA".
Reportagem do espólio da FotoAntony, realizada em 5 de maio de 1960, na saída do Largo da Ajuda e Rua do Paço, composta por três negativos de 9x6 e um positivo de 10x15.





No Arquivo com... (Dra. Vilma Cardoso)



No Arquivo com... Dr.ª Vilma Cardoso


OS ÓRFÃOS E OS EXPOSTOS DE PENAFIEL (1872-1902)

                          

Presente ao longo da História do Homem, esta exposição de crianças sempre consistiu num problema social que se tentou resolver. Bondade de estranhos, hospitais de expostos, Casa da Roda, foram vários os meios que se usaram para a proteção destas crianças expostas. Sob o véu do anonimato durante os anos de funcionamento da Casa da Roda e posteriormente através de uma admissão controlada com os... Hospícios dos Expostos, os contornos sobre a vida destas crianças foram estudados para o caso de Penafiel, através da descrição de dois documentos pertencentes à série Registo de guias passadas para o hospício dos expostos, do Fundo da Administração do Concelho de Penafiel, entre os anos de 1872 e 1902. Quem eram estas crianças? Qual a relação de masculinidade entre os abandonos? De onde vinham e quem as levava ao hospício? Quais as razões para a exposição também de crianças com pais conhecidos e já com alguma idade e sobretudo, o que eram e o que tentaram transmitir muitas vezes os sinais que as acompanhavam, foram algumas das questões levantadas ao longo da comunicação Os órfãos e expostos de Penafiel (1872-1902).