segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Ajudem-nos a chegar aos 2000 LIKES...


A Associação de Amigos do Arquivo agradece a todos os que já fizeram um "Gosto" na nossa página e nos ajudaram a chegar aos 1500 likes. 
Agora, gostaríamos de alcançar os 2000 e, por isso, pedimos a Vossa ajuda para a divulgarem junto dos Vossos amigos.... Obrigada
https://www.facebook.com/Amigos-do-Arquivo-de-Penafiel-363657013717634/

               

Sabia que... A ALIMENTAÇÃO NA IDADE MODERNA

Sabia que...

A ALIMENTAÇÃO NA IDADE MODERNA
A importância dos alimentos na recuperação da saúde
Os alimentos e as dietas administradas nos hospitais tinham um papel preponderante na cura dos corpos. Desta forma, os clínicos, após analisarem os doentes, diagnosticavam os problemas de que padeciam e recomendavam a terapêutica necessária para a cura. A par dos medicamentos receitados, das sangria, purgas e vários tipos de evacuações, destinadas a equilibrar os humores corporais, eram acompanhadas de uma dieta rigorosa recomendada pelos médicos.
                      
Os produtos alimentares eram rotulados de benéficos ou danosos, consoante a sua adequação à força vital dos órgãos.
A importância da dieta era de tal forma levada em conta que António de Almeida, médico do partido da Misericórdia e da Câmara, fez em variadas publicações, um relatório completo dos alimentos que deviam ser administrados em cada fase das patologias.
                    
Documentos: Fundo da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel
Série: Movimento de entrada e saída de doentes
Cota: PT/AMPNF/SCMP/H/C/A/002/01/LV.01

Fonte das Quatro Estações - Quinta da Aveleda

FONTE DAS QUATRO ESTAÇÕES - Quinta da Aveleda
             
Carta de João da Silva para Fernando Guedes com algumas indicações para a colocação dos retratos de D. Teresa, D. Maria, D. Luiza e D. Maria José a dispor nos medalhões da fonte das quatro estações, na Quinta da Aveleda, Penafiel.
                  
Documentos: Morgado da Aveleda
Fotografias: M.ª José Pereira

Sabia que... Igreja de Paredes

Sabia que...

Igreja de Paredes
         
Em outubro de 1908, existia uma comissão executiva "com o intuito de realizar as obras indispensáveis para poder funcionar a nova igreja parochial desta freguesia de Castelões de Cêpeda e villa de Paredes..."
         
Deixamos aqui uma carta dirigida, pela mesma comissão, a Manuel Guedes da Silva da Fonseca, a solicitar o seu contributo para a realização das referidas obras.
         

Documentos: Fundo Morgado da Aveleda
Fotografias: Fundo da FotoAntony

Sabia que... As tabernas em Penafiel

Sabia que... 

Nos inícios do século XX existiam na Rua Engenheiro Matos, perto do matadouro, duas tabernas: uma dirigida por Teresa Cipriana, a "Pardal", outra por Maria d'Assunção, casada com um militar.
A rivalidade entre ambas era notícia existindo vários atritos, o que levou a que o marido de Maria Assunção, João Egydio Ramos solicita-se em setembro de 1908 a intervenção do administrador do concelho Manuel Guedes da Silva.

Uma carta que vale a pena ler...
               
Documento pertencente ao espólio do Morgado da Aveleda (em tratamento).

Sabia que... Agregação da Arquiconfraria do Santíssimo Imaculado Coração de Maria em Penafiel à Arquiconfraria de Paris, em 21 de setembro de 1852.

Sabia que... 


A "arquiconfraria do Santíssimo e Imaculado Coração de Maria pela conversão dos pecadores" é uma congregação de origem francesa, mais concretamente da Igreja de Nossa Senhora das Vitórias, em Paris.
                      
Na centúria de oitocentos atingiu-se o auge da devoção mariana, nomeadamente a devoção ao Imaculado Coração de Maria. Esta centúria atormentada política e socialmente com as invasões francesas, as revoluções liberais, a expulsão das ordens religiosas e a desamortização dos seus bens, levaram a um anti-clericalismo imergente nas principais cidades, muitas vezes exaltado por liberais mais extremos e pela maçonaria. A devoção à Virgem servia para animar os cristãos e crescia e expandia-se na devoção popular.
                     
Esta devoção incrementou-se em novenas e sermões praticados por missionários aos populares.
Em 1838, confraria de origem francesa foi elevada pelo Papa Gregório XVI à categoria de arquiconfraria com faculdade de agregar outras confrarias.
                    

Em Portugal estabeleceu-se em Lisboa, no Mosteiro da Encarnação e em 1845 no Porto, na igreja dos Congregados. Daí espalhou-se graças aos missionários e leigos, por muitas regiões do País, nomeadamente Penafiel, levando à criação da arquiconfraria nesta localidade.
Em maio de 1852 foram aprovados os estatutos e a 21 de setembro do mesmo ano foi agregada à Arquiconfraria Central de Paris.
                    


Imagens da Igreja do Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição-Penafiel.
Documento da Arquiconfraria do Santíssimo Imaculado Coração de Maria:
PT/AICM/A/FL.01

Foto Antony: Vindimas

Vindimas...
E como setembro é, por excelência, o mês das vindimas, aqui ficam algumas imagens...
          
         
         
Fotografias - FotoAntony
Reportagem n.º 1602 "Vindima no Campo" 
Data: 19-10-1962

Foto Antony: A VENDA DE "CORROPIOS" DE PAPEL

Duas presenças obrigatórias nas festas e romarias do concelho...
               
José Ribeiro - "O homem dos corropios de papel"
Data: 01/07/1962
Reportagem n.º 1523
                   

Maria Conceição de Sousa - "A mulher dos corropios de papel"
Data: 13/06/1963 
Reportagem n.º 1741

Fotografias do espólio FotoAntony
*Cf. GUIMARÃES, António – Figuras Típicas de Penafiel: António Guimarães (Antony).Penafiel: Câmara Municipal de Penafiel, Biblioteca Museu.1991. p. 57-58; 131-132.

Sabia que... Estabelecimento PLANTAS D'AMARANTE

Sabia que...

O Estabelecimento PLANTAS D'AMARANTE, de Thomaz Pinto de Brito, horticultor, "...foi o único que na Exposição Pomologica do Palacio de Cristal, em 28 de Setembro do corrente anno, obteve o 1.º premio na secção A - MEDALHA DE OURO - mais alta recompensa, concedida aos expositores d'este certamen."
                 
Ano:1907
Fonte: Morgado da Aveleda, subsérie de correspondência recebida de Manuel Guedes da Silva da Fonseca, relacionada com faturas, promoções e divulgação de produtos e/ou serviços,

Sabia que... Moradia do Barão do Calvário, atual Biblioteca Municipal de Penafiel

Sabia que...


Em 1853, Manuel Pereira da Silva, barão do Calvário, manda construir uma grande moradia, à face da rua Formosa, mas que era também uma casa de quinta, da propriedade que se estendia pela encosta do Cavalum.
            
"... De traça erudita, a casa forma um U, com o pátio voltado para a rua. O corpo central, térreo para quem entra pelo pátio, correspondendo ao andar nobre, tinha para as traseiras um outro piso inferior onde estavam instaladas as dependências ligadas à quinta. o aspecto imponente do conjunto advinha-lhe sobretudo dos torreões de dois pisos rematados por balaustradas sobrepujadas de urnas que flanqueavam o portal que encerrava o pátio. Este portal incluía duas falsas janelas e uma alta porta rematada por um frontão triangular sobre o qual acentavam duas esculturas de grandes canídeos em granito. As aberturas estavam providas de gradeamentos de ferro lavrado, tendo o portão um monograma do proprietário... considerada então a melhor da cidade e por isso mesmo requisitada para nela se instalar D. Luís quando, em 1872, pernoitou em Penafiel..."
            

Esta casa foi adquirida pela Câmara Municipal nos anos trinta para aí funcionar o tribunal e várias repartições públicas. Também a Biblioteca e o Museu Municipal aí estiveram instalados.
Mais tarde este edifício sofreu profundas obras de remodelação para albergar a nova Biblioteca Municipal.
            

Texto elaborado com base no livro "Penafiel", da autoria da Professora Teresa Soeiro.
Fotografias: FotoAntony

Foto Antony: «Se Joana»

«Se Joana»...
... dos frangos, dos presuntos, dos salpicões, dos ovos... dependia do negócio.
                           
Imagem do fundo FotoAntony, reportagem n.º 1202 (Feira de São Bartolomeu), data 24/08/1960.

Sabia que... Matadouro Público

Sabia que...

"As queixas da população contra a localização e insalubridade dos matadouros do Quelho da Atafona vêm já da primeira metade do século e vão-se tornando cada vez mais insistentes. A cidade crescera ao longo da Rua Formosa, para ela programava os tão desejados melhoramentos, nela instalara as melhores residências, não se tornando pois compatível com tanto progresso a existência nas traseiras desta avenida de um foco de maus cheiros e imundície que, tinha-se agora consciência, podia ser muito pernicioso para a saúde pública. Assim pressionada a Câmara manda fazer a planta e orçamento para um novo matadouro, a sediar fora da cidade."
"Teriam os penafidelenses de esperar por ele ainda quase três décadas. As casas do Quelho da Atafona, que compreendiam matadouro, talho e salgadeiras para os couros acabaram por ir à praça em Dezembro de 1882, quando a administração municipal tinha já começado a obra do novo matadouro, situado no monte de Chelo, propriedade do então presidente da Câmara Manuel Pedro Guedes, à margem da Estrada de Guimarães, no limite da cidade."
"É este mesmo presidente que na sessão de 20 de Abril de 1882 oferece à Câmara a planta do matadouro, orçado em 5.000$000, e aprovada na reunião seguinte. O projecto importado para Penafiel esteva de acordo com todas as exigências que na época se pediam a estabelecimentos deste tipo, sendo tido como modelar para povoações desta dimensão, o que levou a que a respectiva planta fosse solicitada por outros concelhos. Nem por isso escapou à critica que, nos anos noventa, vai pôr em causa a aceleração imprimida aos melhoramentos da década anterior, por excessivos para as disponibilidades locais."