segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega

Para os interessados na história do extinto concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega ou para os amantes de genealogia que possuam antepassados desta localidade, vimos informar que o Arquivo Municipal de Penafiel já descreveu e colocará, brevemente, on-line, no seu programa GEAD, o livro que possui deste concelho. Trata-se, assim, de um livro de lançamento de um novo imposto sobre as bestas e parelhas e criados que não se ocupassem da agricultura.
          
Na freguesia de Caíde foram aboletadas duas pessoas: o Capitão Francisco de Sousa Pinto, da Casa de Vila Verde, por uma besta de carga, e Dona Bernardina de Vilela por outra besta de carga, ambos em mil réis.
Para a freguesia de Ataíde foram aboletadas duas pessoas: António Ferreira da feira por uma mula em mil réis e Manuel Joaquim Filipe, também por uma mula.
Para a freguesia de São Mamede, 3 pessoas: António Pinto, do casal por uma mula, também em mil réis; um almocreve de Lordelo por uma mula, também em mil réis e José Pinto das Regadas por um cavalo de carga, também em mil réis.
Para a freguesia de Santa Eulália, 5 pessoas: José Machado por uma mula, António Alves por um cavalo, Manuel Pinto de Soutelo por um macho; Francisco Pinto por um macho; Manuel Crispiano por um macho, todos em mil réis cada um.
Para a freguesia de Santo Isidoro, 4 pessoas: António Folgareta por um macho, José Ribeiro da Boussa por um macho; Custódio Pinto caseiro de Maria Mendes de Agua Levada por um macho; Bernardo António da Portela, almocreve também por um macho, todos em mil réis cada um.
Para a freguesia de Carvalhosa, 1 pessoa: António Joaquim de Mesquita por um galego de carga em mil réis.
Para a freguesia de São Briscimo, José Teixeira em mil réis por um macho.
Para a freguesia de Freixo de Baixo, Dona Antónia do Fajo por uma mula em mil réis.
Para a freguesia e Couto de Mancelos, 8 pessoas: José António da Tapada por dois machos em 2 mil réis; José Carvalho dos Novais por um macho em mil réis; Francisco José de Manhufe por um macho em mil réis; Francisco Plenário por um macho em mil réis; Manuel Fatelo por um macho, também em mil réis; José Maneto também em mil réis por um macho; José Branco por um macho, mil réis; José de Abreu por um macho, mil réis.

O que tudo importou a quantia de 28 mil réis.

Sem comentários:

Enviar um comentário