segunda-feira, 1 de maio de 2017

Amigos do Arquivo de Penafiel
António Guimarães – Antony
        Tinha por hábito andar sempre com a sua máquina fotográfica. Quando não estava a fotografar, estava a ler ou a escrever, pois, além de fotógrafo, era jornalista. Era, também, um grande adepto de futebol, principalmente do Futebol Clube de Penafiel, do qual não perdia um jogo.
Foi correspondente do jornal “Comércio do Porto”, “Diário de Lisboa”, “República” e, ainda, da B.B.C de Londres. Mas, foi sobretudo no jornal “Comércio do Porto” que, frequentemente publicava reportagens sobre a cidade de Penafiel. Durante a década de 60, publicou, semanalmente, numa coluna do referido jornal, as “Figuras Típicas”.
Após o 25 de Abril de 1974, fez parte da Comissão Administrativa da Câmara Municipal e do Movimento Democrático Português. Estimulou e ajudou a que fosse criado o movimento Grupo de Amigos de Penafiel (GRUAP).
Conviveu com personalidades como o Padre Américo e o D. António Ferreira Gomes.
Por diversas vezes foi interrogado pela PIDE, por ter defendido algumas pessoas ou pelos seus artigos no jornal. Apoiou a campanha eleitoral de Humberto Delgado e manteve-se fiel ao seu amigo, o bispo D. António Ferreira Gomes, identificando-se com as suas ideias.
Em 1983, recebe a Medalha de Ouro do Concelho como Cidadão Honorário de Penafiel.
Faleceu a 5 de Março de 1990, em Penafiel, onde foi sepultado.
 
Cf. PEREIRA, Maria José. António Guimarães. Notícias de Penafiel, Penafiel, 2 de setembro. 2016. Edição n.º16. p.13.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário