quarta-feira, 24 de maio de 2017

Amigos do Arquivo de Penafiel 
ILUSTRES ECLESIÁSTICOS PENAFIDELENSES
              
               Bispo - Conde de Coimbra – D. Manuel Luís Coelho da Silva, natural da paróquia de S. Miguel de Bustelo, onde nasceu na Casa de Palhais, a 26 de Março de 1859. Estudou no Colégio Antero de Quental, em Lousada, e no Seminário do Porto. Cursou direito em Lisboa. Ordenado presbítero em 1881, no tempo de D. Américo, Bispo do Porto. Professor no Seminário. Foi nomeado Cónego da Diocese do Porto, em 1890, e Vigário Geral em 1899 e Capitular depois de D. Américo até D. António Barroso, bispo do Porto.
Com a República, foi desterrado para as Caldas de Vizela, onde escreveu “Dez Meses de Governo do Bispado do Porto”, em 1912. De Vizela, às escondidas, vinha a casa se seus pais, em Bustelo.
É nomeado Bispo Conde de Coimbra, por Bento XV, e, nesta cidade manteve a sua conduta, na defesa da Igreja. Escreveu várias pastorais e livros. Foi este Penafidelense que aceitou a entrada no Seminário de Coimbra, de Padre Américo, para este concretizar a sua vontade de ser padre.
D. Manuel Luís Coelho da Silva faleceu a 1 de Março de 1936.
 
          Cf. FERREIRA, José Fernando Coelho. Ilustres Eclesiásticos Penafidelenses. Notícias de Penafiel, Penafiel, 21 de outubro. 2016. Edição n.º23. p.8.
        

utubro. 2016. Edição n.º23. p.8.

Sem comentários:

Enviar um comentário