quinta-feira, 4 de maio de 2017

A descendência de Joana Meireles Guedes
e de
José Anastácio da Silva da Fonseca
            Este casal teve um único filho, Manuel Guedes da Silva da Fonseca de Meireles de Carvalho, que casou com Dona Maria Leonor Teresa da Câmara, Condessa de Pangim, e com quem teve cinco filhos. Manuel Pedro Guedes da Silva da Fonseca Meireles de Carvalho, Joana Guedes da Câmara, Francisca Guedes, Teresa Maria Guedes e Constança Guedes da Câmara.
Tiveram quatro meninas, uma delas, Maria José, faleceu, ainda muito jovem. Outra, Antónia Rita de Bourbon, casou com Luís Pereira de Melo e Nápoles Sottomayor, 10.º Senhor do Morgado da Barbeita, em Monção e fidalgo da Casa Real, do qual teve José Pedro de Melo Nápoles Sottomayor, Maria dos Prazeres de Melo e Nápoles Sottomayor, Maria Isabel de Bourbon de Melo e Nápoles, que foi sempre criada por sua avó, Dona Joana, Luís Pereira de Melo e Nápoles e Joana de Melo e Nápoles.
Por sua vez, a sua filha Dona Maria Isabel de Bourbon da Silva Guedes casou com Francisco Diogo de Sousa Cyrne de Madureira Alcoforada, senhor da Casa do Poço das Patas, no Porto, senhor do Morgado do Freixo, em Guilhabreu, senhor da Honra de Gominhães, da Torre de Alcoforado. Foi provedor da Companhia dos Vinhos do Alto Douro.
Deste casamento nasceram três filhos: Francisco Cyrne de S. Madureira, Maria da Purificação Cyrne de Madureira e José Anastácio Cyrne de Madureira.
Ana José de Bourbon, outra das filhas destes, casou com Domingos Augusto da Silva Freitas de Meireles e Vasconcelos, senhor da Casa da Fábrica, que se situava na actual rua de Avis, lugar onde hoje se encontra o Hotel Infante Sagres.
           Cf. ARQUIVO MUNICIPAL DE PENAFIEL – Inventário do acervo documental do Morgado da Aveleda. Penafiel: Câmara Municipal de Penafiel, 2011, p.887.
           Imagens do Palácio dos Cyrne, no Porto, retiradas do site https://www.tripadvisor.com.br e da Casa da Fábrica, do Porto, do site http://monumentosdesaparecidos.blogspot.pt/.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário