sexta-feira, 16 de junho de 2017

A broa e os moinhos em Penafiel
               Com poucas posses e oferta alimentar pouco variada, o milho maíz foi uma dádiva nutritiva para populações que viviam e vivem em terrenos com pouca altitude e com muita rega, condição fundamental para a prosperidade do milho maíz.
Na nossa freguesia da Capela temos a chamada Rota dos Moinhos. Este conjunto de moinhos está integrado no parque natural pertencente à Freguesia de Capela - Penafiel e denominado de Museu da Broa. São um conjunto de 5 moinhos de água restaurados e prontos a funcionar. Composto por seis moinhos recuperados e funcionais. As mós trabalhavam noite e dia sem parar, produzindo a farinha que dava o sustento aos nossos antepassados: a broa. Aqui podemos observar o ciclo tradicional da Broa em dez quadros, distribuídos pelos moinhos. Neles estão representadas as etapas que trazem a broa à nossa mesa: o trabalho árduo no campo, a alegria na eira, o movimento da moagem, a recompensa pelo esforço de preparação da fornada de broa.

           Cf. GOMES, Cecília. A broa e os moinhos em Penafiel. Notícias de Penafiel, Penafiel, 8 de julho. 2016. Edição n.º11. p.7.

 Fotografias: Helena Sousa



 

Sem comentários:

Enviar um comentário