segunda-feira, 19 de junho de 2017

Amigos do Arquivo de Penafiel 
O arquiteto José Marques da Silva e a Assembleia Penafidelense

              José Marques da Silva nasceu no Porto, em 1869 e concluiu os estudos na Academia Portuense de Belas-Artes. Mais tarde, obteve o título de arquiteto diplomado pelo Governo Francês. Foi um arquiteto de transição entre os séculos XIX e XX e entre dois movimentos de arquitectura, a clássica e a moderna.
O Grémio Recreativo Penafidelense expressa bem esta transição. Um edifício simples de traça diferente de todos os outros da cidade, com o corpo central apresentando um desenho ainda numa faze de mudança. A leveza dos suportes em madeira da cobertura associa-se ao recorte elementar dos grandes vãos das salas. No seu interior destacamos, principalmente, o salão de jogos e a sala de baile, com grandes espelhos pintados, existindo, ainda, uma biblioteca.
Em 1909 a direção do Grémio Recreativo Penafidelense analisa a planta de um novo edifício, trabalho que foi elaborado, gratuitamente, por Marques da Silva a pedido de Gaspar Baltar.
A sua localização seria nos terrenos a nascente do quartel, na sua Formosa, onde completa uma transição urbana.


            GRAVETO, Pedro José Garcia do Nascimento – A Matriz até à Misericórdia. Coimbra: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, 2000. Tese de Licenciatura policopiada, p.79.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário