quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Freguesia de Luzim
              Luzim dista 12 quilómetros da sede do Concelho e tem por padroeiro ou oraculo São João Baptista e foi freguesia de donatários. Ou seja, doou-a o Rei D. João I a Diogo Gonçalves Peixoto, filho de outro que tinha o mesmo nome, Alcaide, de Miranda do Douro e seu Castelo em remuneração da terra da Maia, que lha
tinha doado e lha tirou para voltar a dar a Gil Vaz da Cunha, quando voltou de Castela, cuja doação foi de juro e herdade sem jurisdição, mas com todas as suas rendas e direitos feita em Santarém, a 29 de Setembro da Era de Cesar, de 1440.
Depois, conservou-se nos seus descendentes, que tiveram o título de Alcaide Mor, até que, por morte de Manuel Peixoto da Silva, último donatário e Adail Mor, se uniu aos próprios da Casa Real, que esteve da posse dela alguns anos, até que fez mercê dela e seu reguengo a Gonçalves Peixoto da Silva, descendente por via feminina e linha transversal, dos Donatários antigos, e por seus serviços e de seu irmão António de Almeida se lhe fez mercê para um seu filho de que se lavrou carta em nome do príncipe regente e por ele assinada em Lisboa a 10 de Junho de 1683. Este filho chamou-se João Peixoto de Macedo e Carvalho, que possui o dito Reguengo e o Senhorio de Penafiel de Sousa, até 15 de Maio de 1725, dia em que faleceu, passando os bens ao próprio da fazenda.
Cf. SOARES, João. Freguesia de Luzim. Notícias de Penafiel, Penafiel, 23 de setembro. 2016. Edição n.º19. p.12.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário