sábado, 5 de agosto de 2017

O hospital da misericórdia de Penafiel

          O hospital da misericórdia de Penafiel é anterior à própria Santa Casa, tendo esta nascido na sua capela. Tratava-se de uma pequena albergaria anexa à capela. Desta forma, desde os seus primórdios, a irmandade teve a função de acudir aos doentes que ingressassem no seu hospital e aos pobres do rol que adoecessem, enviando alimentos e remédios.
Os doentes da localidade eram assistidos nos seus domicílios, dentro do apoio e recolhimento fa...miliar. Na Europa, na Idade Média e Idade Moderna, a vasta maioria das pessoas nunca deve ter entrado num hospital, por qualquer razão médica. O nascimento e morte tinham lugar em casa, assim como todos os outros cuidados médicos, incluindo a cirurgia. Os tratamentos médicos podiam ser aplicados em casa, beneficiando os enfermos dos cuidados familiares.
Para o hospital seguiam os “doentes passageiros”, ou seja, os doentes pobres de passagem pela localidade, que não tinham familiares que os acolhessem, ou seja, os viandantes que adoeciam ao passarem por Penafiel, os mendigos, ou aqueles que não possuíam qualquer suporte familiar. O hospital era utilizado para tratamento só em casos de extrema necessidade, não possuía condições para albergar mais de uma dezena de enfermos de uma vez, pelo menos, até finais do século XVIII.

         Cf. FERNANDES, Paula Sofia Costa – O hospital e a botica da Misericórdia de Penafiel (1600-1850). 
         Penafiel: Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, 2016, p.94-95.

Sem comentários:

Enviar um comentário