terça-feira, 6 de fevereiro de 2018


Maria do Carmo Palha de Faria Lacerda
           Nasceu a 13 de janeiro de 1838. Faleceu a 23 de julho de 1904. Filha de José Pedro de Faria Mascarenhas e Melo de Lacerda e de Dona Maria da Piedade Pereira Palha de Faria (sobrinha do marido).
Dona Maria do Carmo tinha mais dois irmãos: Dona Maria Brígida de Faria Mascarenhas de Melo Palha e João José de Faria Mascarenhas de Melo.
Dona Maria do Carmo casou em primeiras núpcias com Estevão José Pereira Palha de Faria de Lacerda de quem teve uma filha, D. Maria da Piedade Palha Faria Lacerda. O seu primeiro marido era filho de Dona Maria do Carmo de Faria de Lacerda e de José Pereira Palha de Faria Guião (desembargador) e seu tio, irmão de sua mãe. O seu primeiro marido, nascido a 26 de outubro de 1815, casou em primeiras núpcias a 8 de setembro de 1842, com Dona Maria do Patrocínio Osório Cabral Pereira Forjaz e Meneses, de quem teve duas filhas e um filho. Faleceu em Oeiras, em 16 de agosto de 1861, tinha Maria do Carmo 23 anos e ele à data da morte tinha 46 anos de idade.

Cf. ARQUIVO MUNICIPAL DE PENAFIEL – Inventário do acervo documental do Morgado da Aveleda. Penafiel: Câmara Municipal de Penafiel, 2011, p.1140.
Foto de Amigos do Arquivo de Penafiel.

Sem comentários:

Enviar um comentário